28.6.08

O Teatro de Ruído

O Teatro de Ruído é resultante da simbiose Companhia Provisória/Os Iconoclastinhas. Da Provisória veio a experiência com encenação, da Iconoclastinhas, a dramaturgia de Luiz Felipe Leprevost e de ambas, a paixão.

A Iconoclastinhas Cia. de Teatro foi idealizada e iniciada por Leprevost, quando cursava artes cênicas na CAL - Casa de Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em 2006. Havia uma necessidade de levantar o texto do papel e ir à cena.

A Companhia Provisória surgiu em 2003 como fruto da união de alunos de diversos cursos da Faculdade de Artes do Paraná. A pesquisa da Companhia era a incorporação de diferentes linguagens ao teatro, como dança, performance e vídeo.

Foi o destino que colocou a diretora Nina Rosa Sá ao lado de Leprevost em um projeto sobre a escritora Hilda Hilst. O primeiro trabalho que fazem juntos, com Nina Rosa ainda dirigindo em nome da Companhia Provisória, é a leitura pública da peça Farelos de diálogos para Felipe Hirsh levar à cena, de autoria de Leprevost, durante Mostra Novos Repertórios, no Festival de Teatro de Curitiba, em março de 2008.

Pois a fusão deu tão certo que em 2009 se transformou no Teatro de Ruído, uma única companhia teatral-músico-literária . Na Verdade Não Era é o primeiro espetáculo resultante desta fusão.